Psicologia
Muitas são as situações que nos acontecem e que nos deixam angustiados, ansiosos, preocupados, tristes ou estressados, que precisamos externalizar de alguma forma, porém nem sempre temos a disposição ou confiança em conversar com um amigo, familiar, colega ou cônjuge sobre como nos sentimos e assim vamos acumulando esses sentimentos, até que estes venham a gerar problemas físicos ou outros problemas como dificuldades nos relacionamentos. Pensando nisso que preparamos esse serviço de Help Emocional, para que a empresa ofereça esta oportunidade para o seu colaborador externalizar o que sente e aliviar a tensão emocional que pode estar sentindo.
Falar sobre uma experiência ruim ou algum sentimento que esteja incomodando auxilia na reavaliação cognitiva do problema, à medida que falamos, vamos criando uma nova perspectiva sobre o evento, o que cria oportunidades de verificar as condições internas e externas para enfrentar o estresse e assim fazer escolhas mais funcionais que proporcionem bem-estar.
Assim como os demais serviços psicológicos prestados, no Help Emocional, será mantido o sigilo, segundo o código de ética profissional.
Por isso para o funcionário ser atendido através do Help Emocional, precisa estar em local reservado em que se possa manter o sigilo das informações, ter acesso a telefone fixo ou móvel. Deverá ser previamente confirmado, através do WhatsApp, Telegram, SMS ou Signal, diretamente com a Psicóloga, que confirmará o horário, informando o nome completo e a empresa. Este atendimento não é psicoterapia, por isso não terá continuidade e a ligação tem o limite de até 15 minutos, visto que esse serviço tem o objetivo de proporcionar esse espaço de fala, mas não terá uma intervenção como psicoterapia. Poderão ocorrer situações identificadas pela Psicóloga, onde será encaminhado ou recomendado para psicoterapia online ou presencial.
As situações abaixo, não poderão ter o atendimento pelo Help Emocionalou atendimento psicológico online, devendo ser atendimento presencial:
Atendimentos em situação de violência ou violação de direitos.
Atendimentos em situação de emergência e urgência, em que o indivíduo esteja alterado e representa risco atual e significativo de morte ou injúria para o paciente ou para terceiros.
Atendimentos de casos envolvendo desastres como catástrofes, em que teve algum dano (humano, material ou ambiental).
Avaliação Psicológica
A Avaliação Psicológica, refere-se a uma coleta e interpretação das informações obtidas através dos testes aplicados, do qual possibilita a Psicóloga, avaliar o comportamento e a personalidade do avaliado, assim a empresa terá informações úteis sobre a característica de cada um dos candidatos ou funcionários, para realizar a escolha da contratação ou realocação funcional, permitindo ao RH o desenvolvimento de estratégias mais adequadas.
A Avaliação Psicológica para fins de levantamento de informações da personalidade do indivíduo, durante o processo de seleção e recrutamento, será utilizado o teste Palográfico e o teste EVENT – Escala de Vulnerabilidade ao Estresse, posteriormente podem ser utilizados outros testes que a Psicóloga julgar necessário.
O Palográfico é um teste que avalia a personalidade por meio do comportamento expressivo, identificando questões como equilíbrio emocional, impulsividade, produtividade, dentre outras características da personalidade.
O EVENT é um teste para avaliar as circunstâncias do cotidiano que influenciam na conduta do indivíduo, a ponto de caracterizar possível fragilidade ao estresse.
Os testes serão aplicados em um único dia, previamente agendado, após a aplicação, será avaliado os resultados dos testes e elaborado Laudo Psicológico de cada candidato ou funcionário, que será encaminhado ao RH da empresa. A Avaliação Psicológica também é necessária para atender a NR 33 e NR 35, sempre que houver indicação médica.
Atendimento Psicológico Online e Presencial
O Atendimento Psicológico se entende por “conjunto de procedimentos, por meio da utilização de métodos e técnicas psicológicas, na qual se presta um serviço nas diferentes áreas de atuação da Psicologia”, com o objetivo de avaliar e orientar o indivíduo durante o atendimento.
São muitas as dificuldades que podem ocorrer ao londo da vida de cada indivíduo, onde o atendimento psicológico pode auxiliar, como: situações de medo, inseguranças, depressão, ansiedade, irritabilidade, explosões de raiva, pensamentos angustiantes, dificuldades nos relacionamentos, dentre tantas outras situações.
O Atendimento Psicológico pode ser online ou presencial, ser realizado em uma única sessão, para fins de avaliação ou dar andamento através da psicoterapia.
Esse atendimento é realizado com base na confiança e segurança que permite ao indivíduo, falar de suas dificuldades de maneira livre e franca, realizado de maneira sigilosa, segundo o código de ética profissional.
Por isso para realizar esse atendimento online, deve-se ser em um local reservado em que se possa manter o sigilo das informações, ter acesso a internet e um computador ou celular, além de que para habilitar o atendimento, é necessário que o cliente assine um contrato de consentimento informado, previamente encaminhado. O atendimento presencial será previamente agendado e será realizado na sede administrativa da Qualitá.
As situações abaixo, não poderão ter o atendimento de forma online, devendo ser presencial:
Atendimentos em situação de violência ou violação de direitos.
Atendimentos em situação de emergência e urgência, em que o indivíduo esteja alterado e representa risco atual e significativo de morte ou injúria para o paciente ou para terceiros.
Atendimentos de casos envolvendo desastres como catástrofes, em que teve algum dano (humano, material ou ambiental).
Diagnóstico de Clima Organizacional e Avaliação Psicossocial
O Diagnóstico de Clima Organizacional e Avaliação Psicossocial é uma ferramenta que evidencia situações que ocorrem na empresa, possibilitando o levantamento das informações para identificar os problemas e determinar suas causas. O diagnóstico auxilia a tomada de decisão quanto a escolha das técnicas e processos que precisam ser desenvolvidos na empresa, a fim de que as soluções sejam as mais adequadas.
Durante o início dos trabalhos serão coletados diversos dados sobre a qualidade de vida no trabalho, a cultura organizacional, o perfil de liderança e sobre a perspectiva de vida e de felicidade, de todos na organização ou de parte, dependendo do porte da mesma. Para este levantamento de dados serão utilizados testes e questionários estruturados, entrevistas e observação do ambiente de trabalho.
Assim que os dados forem analisados, será realizado uma reunião com a diretoria para apresentar o relatório e a proposta de intervenção na empresa.
A partir do Diagnóstico de Clima Organizacional e Avaliação Psicossocial, a empresa terá dados muito importantes para a gestão de qualquer equipe. No dia a dia das empresas, quase não existe tempo para isso, nem conhecimento especializado na maioria das empresas, para se conseguir estas informações. Este diagnóstico trará informações significativas e fundamentais para se definir ações assertivas de como lidar com problemas comuns a equipes de trabalho, possibilitando melhorias na motivação e no engajamento de toda a equipe.
Já a partir deste diagnóstico e avaliação, alguns benefícios poderão ser observados pela empresa, como alguma melhoria no relacionamento entre os colegas e na forma de comunicação. Outros benefícios deverão ser percebidos pelos gestores e funcionários ao longo das intervenções propostas.
Capacitação para RH e Gestores – Importância do Clima Organizacional e o Resultado da sua Empresa
As empresas estão em constante desenvolvimento, se adequando as necessidades do mercado para continuar competindo e crescendo, e para isso, estudos mostram que para as organizações continuarem a crescer, não basta somente se adequar tecnologicamente ao mercado, mas criar um ambiente de trabalho que valoriza e prioriza seus funcionários, pois o comprometimento e a lealdade dos membros se refletirão no desempenho da organização.
As organizações hoje buscam a criação de um ambiente em que os profissionais trabalhem de forma eficiente e eficaz em busca de um mesmo resultado, ou seja, alcançar os objetivos da organização. Para isso precisam garantir que os funcionários se sintam valorizados, reconhecidos e recompensados.
Pensando nessa necessidade das empresas, a palestra abordará, o que é clima organizacional, o impacto do clima sobre as relações de trabalho e sobre a qualidade dos serviços e estratégias de avaliação e acompanhamento do clima organizacional, afim de que possa proporcionar uma nova perspectiva e assim poder auxiliar na tomada de decisão estratégica ou tática da sua empresa.
A palestra poderá ter duração de 2 horas, podendo ser online ou presencial.
Palestra Sobre Saúde Mental
Hoje somos vítima do nosso modelo de viver e do ritmo das múltiplas solicitações que precisamos responder na vida familiar, social e nas relações de trabalho. Com a pandemia do Covid-19, passou-se a ter mais consciência da importância de cuidar da nossa saúde física e mental e não somente da saúde física.
Por isso ter acesso a palestra sobre a compreensão do processo psicofisiológico do estresse é fundamental, para entender como ele nos afeta simultaneamente a parte física, psicológica e social e proporcionar novas perspectivas para criar novas respostas comportamentais e emocionais diante dos agentes estressores.
Na palestra é abordado o processo psicofisiológico do estresse, como esse estresse contínuo pode levar ao adoecimento e as formas de estratégias de enfrentamento desse estresse.
A palestra pode ser online ou presencial, com duração de até 2 horas.